Inventário de depressão infantil (CDI): uma revisão de artigos científicos brasileiros

28/05/2015 15:05

Inventário de depressão infantil (CDI): uma revisão de artigos científicos brasileiros

Chil dren's depression inventory (CDI): a review of Brazilian scientific articles

Laura Poll Gomes; Érica Baron; Ana Celina Garcia Albornoz; Juliane Callegaro Borsa

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Rua Ramiro Barcelos, 2600, sala 120, Santana, 90035-003, Porto Alegre, RS, Brasil. laurapgms@gmail.com, baronrs@gmail.com, anacalbornoz@gmail.com, juliborsa@gmail.com


RESUMO

Apesar do consenso entre profissionais da saúde quanto ao reconhecimento dos sintomas depressivos na infância e na adolescência, seu diagnóstico ainda apresenta dificuldades. A literatura aponta o Inventário de Depressão Infantil (CDI) como um instrumento bastante utilizado para medir este construto. O presente estudo revisa os artigos científicos sobre o CDI, publicados em periódicos brasileiros no período de 2000 a 2010. Verificou-se que a maior parte das pesquisas foi conduzida a partir de 2005, no contexto escolar, com meninos e meninas e com o objetivo de verificar a associação de sintomas depressivos e variáveis psicossociais. As pesquisas reportaram bons índices de confiabilidade para o CDI, contudo, houve diferenças quanto à sua estrutura fatorial. Evidencia-se, assim, a necessidade de novos estudos que apontem novas evidências de validade do CDI como um instrumento útil para avaliar sintomas depressivos em crianças e adolescentes.

Palavras-chave: revisão, depressão infantil, CDI, avaliação.


PARA ACESSAR TODO CONTEÚDO:

https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1983-34822013000200004&script=sci_arttext



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